Pular para o conteúdo

Especialização em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial

APRESENTAÇÃO DO CURSO

   A oitava turma da Especialização em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial é voltada para a clínica psicológica inspirada no pensamento de Søren Kierkegaard, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Merleau-Ponty. Contamos com um corpo de professores renomado e, devido à importância da filosofia neste curso, os filósofos Alexandre Cabral (UERJ), Dr. André Yasbek (UFF), Dr. Cassiana Stephan (UFPR), Dr. Deborah Guimarães (UERJ), Dr. Marco Casanova (UERJ), Dr. Marcos Aurélio Fernandes (UNB), Dr. Roberto S. Kahlmeyer-Mertens (UNIOESTE), dialogam com os psicólogos: Me. Agnes Pala (FAMATH), Dr. Alexandre Trzan (Univ. de Évora/PT), Dra. Carmem Barreto (Unicap), Dra. Carolina Dhein (IFEN), Dr. Cleisson Guimarães (Rede Existências), Dra. Cristine Mattar (UFF), Dra. Daniela R. Schneider (UFSC), Me. Debora Elianne (UAM), Dra. Elza Dutra (UFRN), Dra. Henriette Morato (USP). Dra. Leandra Rossi, Me. Lívia Halfeld (UFF), Dr. Lucas Bloc (UNIFOR), Me. Lucas Gabriel (UEM), Dra. Maite Sartori (LAFEPE/UERJ), Me. Márcia Noleto (C-FEN), Me. Matheo Benardino, Dra. Myrna Coelho (Sedes Sapientiae), Me. Renata Azeredo, Dr. Roberto Novaes (UFF), Dr. Rodolfo Souza (UERJ),  entre outros, e o Psiquiatra Dr. Joelson Rodrigues (UFRJ). Esta Especialização prepara seus discentes para a atuação na psicoterapia individual, com crianças, família, grupos e institucional, e cumpre com todos os requisitos exigidos pelo MEC, deste modo concedemos um Título de Especialista Reconhecido pelo MEC aos discentes concluintes. Com o diferencial de que nossas 360h são completamente de aulas e supervisão. Aulas online (ao vivo) pela ferramenta Zoom. As gravações das aulas ficam disponíveis por no mínimo 2 anos aos pós-graduandos.

Próxima turma

Objetivo da especialização

1. Apropriar-se dos questionamentos e reflexões rigorosas sobre o existir humano de pensadores como Søren Kierkegaard, Wilhelm Dilthey, Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty e seus desdobramentos no campo da psiquiatria e psicologia conforme realizado por Ludwig Binswanger, Medard Boss entre outros. 

2. Atuar na psicoterapia individual, com crianças, família, grupos e institucional a partir de uma visada fenomenológica  existencial, sustentada no pensamento dos filósofos Kierkegaard, Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty.

À quem se destina

Graduados em Psicologia e campos afins.

Corpo docente e palestrantes

Supervisão Clínica

  • Grupos de supervisão diversos ofertados desde o início da especialização (março/24), e sem custo adicional.

A Matriz Curricular se organiza em disciplinas que articulam as seguintes discussões

  • Kierkegaard e a ciência psicológica
  • Fenomenologia de Edmund Husserl
  • Hermenêutica de Wilhelm Dilthey
  • A Fenomenologia-Hermenêutica de Martin Heidegger
  • Daseinsanálise: Contribuições de Boss e Binswanger
  • O pensamento de Jean-Paul Sartre e o fazer clínico
  • O pensamento de Merleau Ponty e o fazer clínico
  • Psicopatologia Fenomenológica
  • Psicoterapia individual, casal, família, grupo e crianças
  • Luto, literatura e clínica
  • Psicologia Pós-identitária
  • Fenomenologia Decolonial
  • Corporeidade, espacialidade, temporalidade e arte 

Cronograma da turma de março de 2024.

Duração do curso

24 meses, total de 360 horas totalmente aproveitadas em aulas teóricas (288 horas) e supervisão de práticas clínicas (72 horas).

Horário das aulas e supervisão de práticas clínicas (online e ao vivo)

A nova turma de março de 2024 terá suas aulas teóricas online (ao vivo) sempre às quartas-feiras de 19h às 22h (12 horas de aulas teóricas por mês), conforme calendário acima. 

As aulas ficarão gravadas e disponíveis para os pós-graduandos por pelo menos dois anos após o encerramento da turma. Os horários dos grupos de supervisão de práticas clínicas serão definidos após o início da turma. O valor dos atendimentos clínicos da Clínica Social da NUCAFE é 100% revertido para o pós-granduando. Tanto as aulas teóricas quanto a supervisão de práticas clínicas serão realizadas na modalidade online de forma síncrona, ou seja, aulas ao vivo, pela ferramenta Zoom

Metodologia

Nossa metodologia é uma aposta em um processo de ensino-aprendizado que trata o pós-graduando com respeito, maturidade e cuidado, para tanto destacamos:

> Todas as nossas 360 horas são de aulas ou supervisão. Atividades assíncronas são sempre sugeridas mas nunca contabilizadas como horas aulas.

> Nossas aulas não se caracterizam pelo modelo palestra e público composto por mais de 4 horas com um mesmo professor falando sobre um mesmo tema. Mas sim, intercalamos temas afins e professores de excelência, com as mais diversas trajetórias acadêmicas e profissionais (na Psicologia ou Filosofia), o que proporciona ao pós-graduando um acesso à diversidade de olhares, compreensões e posturas sobre a psicologia e a filosofia, evitando assim, dogmatismos e o risco de que “todos pensem igual”.

> Fomos pioneiros na preocupação e inclusão na grade curricular do curso de temas como: Machismo, Racismo, Lgbtfobia, Misoginía, Capacitismo, Etarismo através de autoras e autores críticos aos saberes instuidos e colonizados, o que ainda é uma marca, por vezes indelével, das formações em Psicologia, mesmo dentro do campo dito fenomenológico.

> As supervisões clínicas permitem compreender na experiência prática tudo o que é visto e debatido nas aulas teóricas.

> Nossa grade curricular parte da oferta de um panomorana das principais possibilidades fenomenológico-existenciais, para em seguida introduzir as reflexões que fundamentam o saber-fazer da(o) Psicóloga(o) Fenomenológico-Existencial, notadamente a Filosofia de Kierkegaard, Nietzsche, Husserl e Dilthey, avançando de forma gradual para o fazer clínico fenomenológico-existencial em meio ao debate de temas sociais e decoloniais. Assim, autores como Heidegger e suas obras Ser e tempo e Seminários de Zollikon terão um lugar privilegiado, para compreensão da Daseinsanálise, e o estudo da radicalidade da proposta de uma Psicopatologia Fenomenológica. Isso nos permite aprofundar nos estudos de Sartre e suas obras psicológicas e sua ontologia fenomenológica, bem como adentrar nas contribuições mais relevantes de Merleau-Ponty, tais como as questões da corporeidade e da arte. Concluiremos nosso curso em meio a literatura (modo privilegiado de acesso a experiência humana), e a um debate vigoroso sobre psicoterapia individual, de grupo, casais, crianças, terceira idade. Todo este percurso permite ao pós-graduando ter um rigor acadêmico e uma prática cuidadosa e fundamentada em seu trabalho de clínica ampliada.

Investimento

Matrícula: R$ 120,00.

Mensalidade: R$ 580,00 por mês (24 meses).

Incluso sem custo adicional: Supervisões Clínicas, Oficina de Artigos, Aulas Extras e Ciclo de Simpósios.
Cada inscrito(a) terá direito:

1) Desde o primeiro mês da Especialização (março de 2024) à Supervisão de Situações Clínicas de gratuito (novidade).

2) Ao acesso as gravações das aulas: “Introdução à Fenomenologia e ao Pensamento Existencial”, com os filósofos e professores Marco Casanova (UERJ) e Alexandre Cabral (UERJ).

3) A receber o livro do “Fenomenologia para Iniciantes” (Dan Zahavi, 2019) e “Mundo e historicidade: leituras fenomenológica de Ser e tempo: volume um” (Marco Casanova).

Registre seu interesse para cursar uma turma futura

Coordenação Geral

Alexandre Trzan-Ávila

Psicólogo (CRP: 05/35809). Pós-Doutorando em Filosofia no Centro de Filosofia, Política e Cultura na Universidade de Évora (Portugal), sob orientação da Dra. Irene Borges Duarte. Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Especialista em Psicologia Clínica. Docente e supervisor de estágio na USU. Coordenador Geral do Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial (NUCAFE). Professor convidado dos cursos de Especialização/Formação em Psicologia Fenomenológico-Existencial na Poiesis, Isecensa, Instituto Epokhé e IFEN. Ex-Conselheiro do CRP-RJ (Gestões: 2010, 2013 e 2019). Pesquisador no campo do pensamento fenomenológico-existencial, gênero e decolonialidade. Autor do livro: Identidade de gênero: performatividade, ser-aí e subversões. Rio de Janeiro: Edições IFEN, 2019. Organizador do livro: Fenomenologia, Questões Decoloniais e Psicologia: Interseções. RIo de Janeiro: Via Verita, 2022.

Coordenação Discente

Lívia Grijó Halfeld

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Psicologia pela mesma faculdade. Possui especialização em Psicologia Clínica Fenomenológica-Existencial pelo Instituto NUCAFE. Atualmente é Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia (LAPHEPSI/CNPq). Atua como Psicóloga Clínica e supervisora clínica em consultório particular. No momento, atua também como Professora Substituta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Certificação

Esta Especialização é oferecida por uma parceria institucional entre a NUCAFE e a FGE-SP. A Faculdade de Governança, Engenharia e Educação de São Paulo (FGE-SP) é credenciada pela Portaria MEC nº 1.058/2021 de 27/12/2021, publicada no Diário Oficial em 28/12/2021, conforme a regulamentação do MEC, deste modo, oferece um Título de Especialista Reconhecido pelo MEC aos estudantes concluintes. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: https://emec.mec.gov.br. 

Assista

Aula inaugural (2020) - Dr. Marco Casanova (Fenomenologia e Hermenêutica)

Assista

Aula inaugural (2020) - Dr. Alexandre Cabral (Fenomenologia Crítica)